sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Fibra Óptica
O funcionamento desses cabos ocorre de forma bem simples. Cada filamento que constitui o cabo de fibra óptica é basicamente formado por um núcleo central de vidro, por onde ocorre a transmissão da luz, que possui alto índice de refração e de uma casca envolvente, também feita de vidro, porém com índice de refração menor em relação ao núcleo. A transmissão da luz pela fibra óptica segue o princípio da reflexão
Site de pesquisa
Conceito de som e tabela de decibéis
Como conseguimos produzir sons?
Podemos utilizar nosso corpo, batendo os pés, estalando os dedos, cantando, tocando instrumentos, gritando, assobiando, batendo palmas, batendo na perna etc.
Existem sons agradáveis (exemplos: passarinhos, música suave, cachoeira etc.) e sons desagradáveis (exemplos: eletrodomésticos em geral, grito, trânsito etc.).
Qualidades do Som
Altura - Quando o som é grave ou agudo.
Intensidade - Quando o som é forte ou fraco.
Duração - Quando o som é longo ou curto.
Timbre - É a personalidade do som. Um é diferente do outro.
Tabela de decibéis
Site de pesquisa
Diferença entre temperatura e Calor
Calor é definido como sendo energia térmica em trânsito e que flui de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura existente entre eles, sempre do corpo mais quente para o corpo mais frio.
Site de pesquisa
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Máquinas Simples
São superfícies planas, rígidas, inclinadas em relação à horizontal, que servem para multiplicar forças, constituindo, portanto, máquinas simples. Exemplo: Tábuas que se apóiam no solo por uma de suas extremidades e num caminhão pela outra, sobre a qual operários empurram cargas.
Alavancas:
Alavanca ou fulcro é uma barra alongada e rígida, reta ou em curva. Um objeto que é usado para multiplicar a força mecânica que pode ser aplicada a um outro objeto. Quando você quer mover uma pedra, um quebra-nozes para abrir castanhas ou uma pinça de doce você está usando uma alavanca.
* Nos barcos para controlar as velas.;
* Nos elevadores dos poços das minas, para descer os mineiros e recolher o minério;
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Relatório da Oficina do Instituto Rã- Bugio
A qualidade da água muda conforme a poluição. Aprendemos também o que significa pH que é potencial hidrogênico e o aparelho que mede é o pHâmetro
e sua escala é de 0 á 14.
As monitoras Elza e Sheila fizeram quatro experimentos com
suco do repolho roxo.
No primeiro experimento as monitoras misturaram a água do
repolho roxo com a água do córrego da escola e a cor não
mudou muito indicando que a água é neutra e o pH foi de 6.5.
No segundo experimento as monitoras misturaram a água de
repolho roxo com algumas gotas de limão e a cor ficou rosa
indicando água ácida e a escala do pH foi de 3.6.
No terceiro experimento as monitoras misturaram a água
de repolho roxo com sabão e a cor ficou azulada indicando
água neutra e o pH foi de 7.7.
No último experimento foi necessário um aluno para fazer.
Nesse experimento o aluno tinha que assoprar a água do
repolho roxo e a cor mudou de roxo para um roxo
mais claro indicando a presença da acidez.
Foi interressante pois aprendemos como ver o PH da água e muitas outras coisas interressantes.
Perigos do agrotoxico
Os agrotóxicos podem ser divididos em inseticidas e herbicidas. Os inseticidas formam 3 grandes grupos, os organoclorados, os organofosforados e carbamatos e as piretrinas. Os herbicidas têm como grupos mais importantes Paraquat, clorofenoxois e dinitrofenóis.
Os organoclorados são os que mais persistem no meio ambiente, chegando a permanecer por até 30 anos. São absorvidos por via oral, respiratória e dérmica, e atingem o sistema nervoso central e periférico. Provocando câncer e por isso foram banidos de vários países.
Os organofosforados e carbamatos são inseticidas mais utilizados atualmente a também são absorvidos pelas vias oral, respiratória e dérmica. Seus efeitos são alteração do funcionamento dos músculos cérebro e glândulas.
As piretrinas são inseticidas naturais ou artificiais. São instáveis à luz e por isso não se prestam à agricultura.
São usados em ambientes domésticos na forma de spray, espirais ou em tabletes que se dissolvem ao aquecimento. São substâncias alergizantes e desencadeiam crises de asma e bronquites em crianças.
O herbicida Paraquat oferece grande risco. É um herbicida que mata todos os tipos de plantas. A substância determina lesões de Rim e se concentra nos Pulmões, causando fibrose irreversível.
http://www.coladaweb.com/biologia/alimentos/agrotoxicos-o-veneno-nosso-de-cada-dia
Perigos do cigarro
Fumar aumenta a queda da capacidade respiratória com a idade e aumenta o risco de problemas respiratórios como:
- tosse, chiado e falta de ar
- bronquite crônica e enfisema
- causa 90% da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e aumenta seu risco em 10 vezes
- laringite (rouquidão)
- infecções nas vias respiratórias
- crise de asma
http://cipa.inatel.br/cipa/informativos/os-perigos-do-cigarro.html
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Perigos de Substâncias Encontradas nos Alimentos
Corantes
Podem causar alergias que podem provocar até um edema de glote (reação alérgica grave que pode levar à morte se não houver uma intervenção médica rápida).
Conservantes
Ao contrário dos corantes e aromatizantes, os chamados conservantes não possuem função de fazer com que os produtos industrializados pareçam ser o que na realidade não são, ou seja, naturais.http://ricardo5150.blogspot.com/2008/09/alimentos-industrializados-e-os-riscos.html
Perigos dos produtos de Beleza
http://vilamulher.terra.com.br/cuidados-na-compra-de-produtos-de-beleza-2-1-13-86.html
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Perigos dos produtos de limpeza
Amônia
Um veneno que pode irritar os olhos, pele e sistema respiratório. Amônia é extremamente tóxico quando inalado em vapores concentrados. Pode causar queimaduras químicas, cataratas, dano na córnea e possivelmente, câncer de pele.
Se misturarmos um produto que contem amônia ao cloro, forma-se um gás tóxico.
Encontrado em diversos produtos de limpeza como AJAX e diversos detergentes e amaciadores de roupas.
Cloro / hipoclorito de sódio
Altamente cáustico e pode queimar os olhos e a pele. Se misturado com um produto que contenha amoníaco, forma-se um gás tóxico.
Encontrado em quase todos os produtos de limpeza.
Formaldeído
Um carcinogênico humano e irritante respiratório, pode irritar ou queimar gravemente a pele, olhos, nariz, boca, e os pulmões. A exposição pode levar alergias, asma, e até mesmo edema pulmonar.
Encontrado em produtos de limpeza como detergentes, desinfetantes, alvejantes e demais materiais saneantes.
Fragrância
Pode causar uma série de problemas, incluindo alergias, olhos lacrimejantes, dores de cabeça, irritação da pele, problemas pulmonares, e neurotoxicidade.
Encontrado em inúmeros produtos de limpeza e beleza, principalmente perfumes.
Solventes orgânicos
Não se deixem enganar pela palavra orgânico, neste contexto significa "base de carbono." Muitos solventes são neurotóxicos.
Encontrado em alguns todos os produtos de limpeza, polidores metal, mobiliário e ceras.
Fosfatos
Podem causar alergias e irritar os olhos e a pele. No meio ambiente, os fosfatos podem levar a sério crescimento de algas nos cursos de água: proliferação de algas é perigoso para peixes, plantas aquáticas e qualidade da água.
Encontrado em alguns detergentes de louça.
Ftalatos
Eles penetram no organismo através do contato com a pele, inalação e ingestão, têm sido associados à asma e sintomas alérgicos em crianças, defeitos de nascimento em crianças do sexo masculino, e redução de esperma no sexo masculino.
Encontrado em quase todos os produtos de limpeza que contenha a palavra "perfume", limpadores de tapetes, detergentes de louça, sabão em pó, amaciante, desodorantes, produtos para bebe, entre milhares.
http://nutrividaverde.blogspot.com/2008/07/o-perigo-dos-produtos-de-limpeza.html
domingo, 3 de julho de 2011
Elementos Quimicos encontrados no ser humano
Formar glicose e ácidos graxos.
Compor os minerais da nossa alimentação.
Formar proteínas.
Compor moléculas de lipídios.
A principal função do magnésio parece ser ao nível das reacções enzimáticas em que participa como cofactor, como a formação de gorduras e proteínas, e a extracção de energia dos alimentos.
Tem uma função reguladora de todo o metabolismo intracelular do cálcio, fósforo e sódio.
Com outros constituintes protéicos, ele faz parte da mioglobina que estoca o oxigênio no músculo e dos citocromas que asseguram a respiração celular. O fero ativa numerosas enzimas como a catalase, que assegura a degradação dos radicais livres (peróxidos) prejudiciais.
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Ventilação
Ex: Arroz+palha, café+palha.
Ocorre geralmente na produção agrária, quando uma peneira é usada para o trabalhador jogar os grãos e separar o alimento da palha, a casca do carroço do amendoim torrado.
Os estados físicos dos componentes são sólido e sólido, onde o menos denso é separado por uma corrente de ar.
A ventilação é usada apenas quando um componente for muito mais denso do que o outro, para que apenas o componente mais leve se vá pela corrente de ar.
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Radiação
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Dureza e Ductibilidade
Na ciência dos materias, dureza é a propriedade característica de um material sólido, que expressa sua resistência a deformações permanentes e está diretamente relacionada com a força de ligação dos átomos.
Basicamente, a dureza pode ser avaliada a partir da capacidade de u
m material "riscar" o outro, como na popular escala de Mohs para os minerais, que é uma tabela arbitrada de 1 a 10 na qual figuram alguns desses em escala crescente a partir do talco ao diamante.
Ductibilidade:
A ductilidade é a propriedade que representa o grau de deformação que um material suporta até o momento de sua fratura. Materiais que suportam pouca ou nenhuma deformação no processo de ensaio de tração são considerados materiais frageis.
Um material dúctil é aquele que se deforma sob tensão cisalhante. Ouro, cobre e alumínio são metais muito dúcteis. O oposto de dúctil é frágil, quando o material se rompe sem sofrer grande deformação.
Escala de Mohs:
Dureza | Mineral | Fórmula química |
---|---|---|
1 | Talco, (pode ser arranhado facilmente com a unha) | Mg3Si4O10(OH)2 |
2 | Gipsita (ou Gesso), (pode ser arranhado com unha com um pouco mais de dificuldade) | CaSO4·2H2O |
3 | Calcita, (pode ser arranhado com uma moeda de cobre) | CaCO3 |
4 | Fluorita, (pode ser arranhada com uma faca de cozinha) | CaF2 |
5 | Apatita, (pode ser arranhada dificilmente com uma faca de cozinha) | Ca5(PO4)3(OH-,Cl-,F-) |
6 | Feldspato / , (pode ser arranhado com uma liga de aço) | KAlSi3O8 |
7 | Quartzo, (capaz de arranhar o vidro. Ex.:Ametista) | SiO2 |
8 | Topázio, (Capaz de arranhar o quartzo) | Al2SiO4(OH-,F-)2 |
9 | Corindon, (Capaz de arranhar o Topázio. Exs.: Safiria e Rubi) | Al2O3 |
10 | Diamante, (Mineral mais duro que existe, pode arranhar qualquer outro e é arranhado apenas por outro diamante ) | C |