terça-feira, 15 de junho de 2010

De bem com a SAÚDE!


A pirâmide alimentar foi criada pelo Departamento de Agricultura dos
E.U.A em 1992. Ela serve para dar uma ideia da proporção entre os grupos alimentares, alem da quantidade de alimentos que se deve comer diariamente. O ápice da Pirâmide é constituído dos alimentos que devem fazer parte do cardápio em pouquíssima quantidade, pois eles são altamente calóricos, engordam, e levam a obesidade.
Nela contem carboidratos, vitaminas, sais minerais, proteínas, gorduras e guloseimas.

Balas, bolachas, chocolates, chips, etc. São guloseimas que fazem mal, mas é bom comer de vez em quando.

A principal função do carboidrato é dar energia ao corpo, um grama de carboidrato fornece quatro quilo calorias de energia. É por isso que os alimentos ricos em carboidratos são considerados alimentos energéticos. Alguns carboidratos são: arroz, batata, pão, banana, sorvete, macarrão, etc. Esses alimentos devem ser consumidos de seis a onze porções diárias.

Já as vitaminas agem nas transformações químicas do corpo. Sem elas muitos órgãos passam a funcionar mal e corremos o risco de ficar doentes. Existe cada vitamina: A: leite, ovos, manteiga, queijo, fígado. B ²: couve, espinafre, ovos, leite. B¹: pão, feijão, ovos, fígado. Niacina: carne de vaca, frango, couve. B6: ovos, leite, couve. B12: peixe, queijo, ovos. C: laranja, caju, limão, maçã. D: ovos, manteiga, sardinha. E: óleo vegetal, leite, couve. K: carne, brócolis, fígado. Esses alimentos são encontrados em alimentos de origem vegetal, devem ser consumidos de três a cinco porções diárias.

Os sais minerais são necessários em pequenas doses em nosso organismo. Outro como cálcio e o fósforo estão presentes em maior quantidade, pois participam da construção dos dentes. Principais funções de determinados sais minerais: cálcio e fósforo, sódio, potássio e cloro, ferro, lodo e flúor.

Os alimentos ricos em proteínas são: fígado, ovos, peixe, carne de vaca, queijo. Esses alimentos devem ser consumidos de duas a três porções diárias. São as principais substancias de construção do corpo. Os alimentos ricos em proteínas são chamados de alimentos plásticos ou construtores.

A gordura é uma reserva muito econômica, um grama de gordura produz nove quilo calorias. A gordura é usada na construção de partes da célula, na produção de alguns hormônios e para proteger o corpo contra variações de temperatura e pancadas ou choques. Alimentos ricos em gorduras: queijos, óleos, leite, ovos amendoim, presunto, salame, manteiga, entre outros. Devem ser consumidos de uma a duas porções.

Desde cedo devemos cuidar da nossa alimentação, para no futuro termos uma vida mais longa e saudável. Ter uma alimentação saudável, praticar bastante exercícios, tomar muita água são maneiras de prevenir doenças e prolongar a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário